Pacto das Águas e IFMT firmam cooperação para estágio e pesquisa

Acordo de cooperação assinado entre a organização e o Instituto Federal inclui atividades de pesquisa e extensão 

Aripuanã, 03.04.2018 – A Associação Pacto das Águas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Juína firmaram um acordo de cooperação para concessão de estágios aos estudantes regularmente matriculados no Instituto. O acordo vai proporcionar aos estudantes dos cursos de nível médio e superior a oportunidade de realizar estágio curricular nas atividades do Projeto Pacto das Águas.  

O termo de cooperação acompanhará o desenvolvimento do projeto e tem validade de dois anos. Para a professora e coordenadora de Estágio e Emprego do IFMT Juína, Josiane de Brito Gomes, o acordo é de vital importância para o desenvolvimento profissional dos estudantes. 

“Estamos ampliando a disponibilidade de oferta de estágio, principalmente para os estudantes do Técnico em Meio Ambiente. Cada vez mais estão sendo valorizadas as técnicas que mantém a floresta em pé. Sem sombra de dúvida, essa parceria é valiosíssima para o enriquecimento profissional dos nossos estudantes”, afirma a professora Josiane. 

A cooperação também vai permitir o desenvolvimento de atividades de ensino pesquisa e extensão nos temas de trabalho do Pacto das Águas. Não é a primeira vez que o Pacto recebe estagiários do Instituto Federal. A associação também participa frequentemente de atividades educativas, dando palestras e expondo os resultados do trabalho desenvolvido há mais de 10 anos na estruturação de cadeias produtivas da sociobiodiversidade junto a povos indígenas e comunidades tradicionais. 

“O IFMT possui vários estudantes que pertencem ao público alvo de atuação de nossa instituição, acreditamos que esse termo possa garantir a esses jovens estudantes, que também são indígenas, seringueiros e agricultores, a possibilidade de aplicarem seus conhecimentos em favor do desenvolvimento sustentável dessa região”, aponta Emerson de Oliveira Jesus, coordenador técnico do projeto. 

Com o termo de cooperação, o IFMT também vai desenvolver pesquisas para avaliar qualitativamente a castanha-do-brasil coletada pelos extrativistas e indígenas, com o objetivo de aumentar o valor econômico dos produtos e valorizar a produção local. Emerson aponta que há várias possibilidades de ampliação da parceria. “Já iniciamos as discussões para o acompanhamento da aplicação das boas práticas de produção de castanha-do-brasil nas três áreas de atuação do projeto, inclusive com a realização de análises qualitativas de aflatoxina em diferentes etapas da cadeia produtiva”, conta Emerson. 

Sobre o projeto 

O Projeto Pacto das Águas é patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental e tem como objetivo geral promover o uso sustentável da sociobiodiversidade, com povos indígenas e comunidades tradicionais das Terras Indígenas Japuíra e Escondido e da Reserva Extrativista Guariba Roosevelt. As ações são parte de uma estratégia de emissões evitadas para mitigação do aquecimento global e das mudanças climáticas pela conservação da floresta em pé no Noroeste de Mato Grosso. 

Deixe um comentário