Quem Somos

“Viabilizar a geração de renda para os povos indígenas

e comunidades tradicionais mantendo a floresta em pé.”

Essa é a missão do Pacto das Águas.

Somos  uma entidade sem fins lucrativos, qualificada como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) cujo objetivo é garantir alternativas de geração de renda às comunidades da Amazônia apoiando a estruturação das cadeias de produtos da sociobiodiversidade que as comunidades já utilizam e de outros potenciais existentes em suas terras.  

O extrativismo legal e sustentável valoriza a floresta em pé é uma eficaz estratégia de gestão ambiental e territorial. Ele possibilita a geração de renda para o sustento das famílias e comunidades, valorizando os modos de vida tradicionais e seu protagonismo social.

Para isso, o Pacto das Águas contribui na estruturação e implantação de cadeias de produtos da sociobiodiversidade, por meio de:

  • Assessoria e capacitação para boas práticas de manejo;
  • Implantação de infraestrutura para produção, armazenamento e escoamento da produção;
  • Assessoria técnica para a comercialização, captação de recursos para a formação de capital de giro
  • Agregação de valor aos produtos das comunidades e certificação, privilegiando os mercados justos;
  • Assessoria no acesso à políticas públicas relacionadas a cadeias produtivas;
  • Fortalecimento das associações e outras formas de organização social com a capacitação das lideranças em gestão das organizações;
  • Estímulo a participação das comunidades nas tomadas de decisão das necessidades individuais e coletivas;
  • Repartição de benefícios e possibilidades de Pagamento por Serviços Ambientais;
  • Promoção do diálogo entre os diversos atores para a constituição de cadeias de valor dos produtos da sociobiodiversidade.

VISÃO

Ser referência na estruturação de cadeias de produtos da sociobiodiversidade como alternativa sustentável de geração de renda e na promoção do diálogo entre os atores.

VALORES

Nossos projetos se norteiam em quatro pilares fundamentais.

  1. Apoiar as formas de organização social para melhoria da qualidade produtiva: Entendemos que é de suma importância capacitar os povos da floresta para que possam qualificar seus produtos, seus processos produtivos e se tornarem mais competitivos no mercado. Fazemos isso por meio de oficinas de boas práticas, intercâmbios de experiência, planejamentos participativos e assessoria técnica continua nas aldeias e comunidades.
  2. Estruturação física dos sistemas de armazenamento, seleção, secagem e transporte da produção: A qualidade necessária para o produto deve ser um dos fatores primordiais para dialogar com outros atores de mercado para além do tradicional sistema de aviamento. O Pacto das Águas foca na estruturação física de cadeias de valor por meio da construção de barracões e mini barracões, mesas de seleção e secagem manual, entrepostos regionais de armazenamento, e do sistema de transporte fluvial e terrestre para escoamento com agilidade e segurança para qualidade do produto.
  3. Agregação de Valor: É nosso diferencial. Buscamos melhores preços para os produtos dos povos da floresta, criamos e buscamos estratégias de agregação de valor que possibilitam aos povos continuarem acreditando e lutando na manutenção da floresta em pé. Temos alcançado um dos melhores preços para a Castanha com casca na Amazônia e mesmo em tempos de baixa no mercado, nossas estratégias mantém o preço estável para os produtos. Conseguimos implementar essas ações possibilitando aos povos e suas associações o acesso aos recursos do PAA e PGPMBio, viabilizando a certificação orgânica, prospecção de mercados, assessoria na comercialização e capital de giro.
  4. Apoio na gestão dos empreendimentos comunitários: Incentivamos o protagonismo dos povos, principalmente no fortalecimento de suas associações, contribuímos para que possam elaborar e gerir seus próprios projetos, bem como orientamos na realização de negócios mais viáveis e seguros. Atualmente apoiamos a criação da REDE DA FLORESTA, uma instância comercial dos produtos desses povos.

 

DIRETORIA EXECUTIVA

Everaldo Dutra– Presidente
Domingos Sávio Gomes– Diretor Secretário
Rosimar Braga – Diretora Tesoureira

CONSELHO FISCAL

Emerson de Oliveira – Coordenador Técnico
Veronice Machado – Assistente Administrativo e Financeiro
João Manoel Souza – Agrônomo

SUPLENTES

Maritsa Missae – Engenheira Florestal
João Paulo de Queiroz – Técnico Agrícola
Plácido Costa – Articulação Institucional