Atividades de educação ambiental foram discutidas com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente do município

Aripuanã, MT – Uma importante linha de atuação do Projeto Pacto das Águas na região Noroeste de Mato Grosso é a educação ambiental para a sustentabilidade. Nos próximos dois anos, a organização vai desenvolver diversas atividades de educação ambiental em seis municípios de abrangência direta e indireta do projeto. As atividades começaram por Juína, em uma reunião de apresentação do plano de trabalho para o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, João Manoel Peres, e sua equipe.

“Com essa estratégia vamos incentivar os gestores dos municípios onde vamos desenvolver essas atividades a consolidarem uma agenda permanente de discussão dessa temática, que é de grande relevância para nossa região”, aponta Emerson de Oliveira Jesus, coordenador técnico do projeto.

Emerson lembra que a região Noroeste de Mato Grosso encontra-se na zona vermelha de vários passivos ambientais, o que torna a educação ambiental permanente fundamental para o desenvolvimento sustentável.

Projeto Pacto das Águas apresenta plano de Educação Ambiental em Juína
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

“Em Juína discutimos essa proposta, que foi muito bem acolhida pelo secretário João. Agora vamos avançar nas discussões com outras instituições, públicas e privadas, para construção e implantação do Plano Municipal de Educação Ambiental”, explica Emerson. A ideia é utilizar ações de educação ambiental para fortalecer a experiência dos povos da floresta com a valorização das cadeias da sociobiodiversidade como modelo de desenvolvimento e geração de renda sustentável para o mundo. E, mais importante, que estas ações de educação ambiental tenham continuidade após o fim do projeto.

O secretário João Manoel demonstrou interesse na parceria e afirmou que esse é um ótimo momento para esse tipo de parceria, pois a demanda do município é muito grande quando se trata de meio ambiente. Entre as ações que serão desenvolvidas em Juína estão reuniões e palestras com temas voltados ao meio ambiente, como o lixo, o manejo do fogo, a conservação das águas e outros componentes ambientais.

Projeto Pacto das Águas apresenta plano de Educação Ambiental em Juína
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Além de Juína, o Projeto Pacto das Águas vai desenvolver atividades de educação ambiental em Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juara e Rondolândia. O Projeto é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e tem como objetivo geral promover o uso sustentável da sociobiodiversidade, com povos indígenas e comunidades tradicionais das Terras Indígenas Japuíra e Escondido e da Resex Guariba Roosevelt. As ações são parte de uma estratégia de emissões evitadas para mitigação do aquecimento global e das mudanças climáticas pela conservação da floresta em pé no Noroeste de Mato Grosso.

Share This