Projeto Pacto das Águas apresenta plano de Educação Ambiental em Juína

Atividades de educação ambiental foram discutidas com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente do município

Aripuanã, MT – Uma importante linha de atuação do Projeto Pacto das Águas na região Noroeste de Mato Grosso é a educação ambiental para a sustentabilidade. Nos próximos dois anos, a organização vai desenvolver diversas atividades de educação ambiental em seis municípios de abrangência direta e indireta do projeto. As atividades começaram por Juína, em uma reunião de apresentação do plano de trabalho para o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, João Manoel Peres, e sua equipe.

“Com essa estratégia vamos incentivar os gestores dos municípios onde vamos desenvolver essas atividades a consolidarem uma agenda permanente de discussão dessa temática, que é de grande relevância para nossa região”, aponta Emerson de Oliveira Jesus, coordenador técnico do projeto.

Emerson lembra que a região Noroeste de Mato Grosso encontra-se na zona vermelha de vários passivos ambientais, o que torna a educação ambiental permanente fundamental para o desenvolvimento sustentável.

Projeto Pacto das Águas apresenta plano de Educação Ambiental em Juína

“Em Juína discutimos essa proposta, que foi muito bem acolhida pelo secretário João. Agora vamos avançar nas discussões com outras instituições, públicas e privadas, para construção e implantação do Plano Municipal de Educação Ambiental”, explica Emerson. A ideia é utilizar ações de educação ambiental para fortalecer a experiência dos povos da floresta com a valorização das cadeias da sociobiodiversidade como modelo de desenvolvimento e geração de renda sustentável para o mundo. E, mais importante, que estas ações de educação ambiental tenham continuidade após o fim do projeto.

O secretário João Manoel demonstrou interesse na parceria e afirmou que esse é um ótimo momento para esse tipo de parceria, pois a demanda do município é muito grande quando se trata de meio ambiente. Entre as ações que serão desenvolvidas em Juína estão reuniões e palestras com temas voltados ao meio ambiente, como o lixo, o manejo do fogo, a conservação das águas e outros componentes ambientais.

Projeto Pacto das Águas apresenta plano de Educação Ambiental em Juína

Além de Juína, o Projeto Pacto das Águas vai desenvolver atividades de educação ambiental em Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juara e Rondolândia. O Projeto é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e tem como objetivo geral promover o uso sustentável da sociobiodiversidade, com povos indígenas e comunidades tradicionais das Terras Indígenas Japuíra e Escondido e da Resex Guariba Roosevelt. As ações são parte de uma estratégia de emissões evitadas para mitigação do aquecimento global e das mudanças climáticas pela conservação da floresta em pé no Noroeste de Mato Grosso.

Posts relacionados

Deixe um comentário